Os Laudos Técnicos de Engenharia Diagnóstica promovem a análise técnica das edificações com foco na qualidade técnica e segurança, além de produzir provas periciais

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS

Os Laudos Técnicos de Engenharia Diagnóstica promovem a análise técnica das edificações com foco na qualidade técnica e segurança das edificações, além de produzir provas periciais quando necessário.

A qualidade construtiva pressupõe a ausência de problemas técnicos, sendo fundamental se evitar ou minimizar as patologias prediais, motivo da importância dos estudos diagnósticos das mesmas, quer para repará-las, quer para evitá-las.

A Opusalis Engenharia inspeciona as edificações com a elaboração de Laudos Técnicos de:

Laudos Técnicos de Manutenção e Inspeção Predial (LTIP)

Como Funciona?

Este serviço tem como finalidade a avaliação das condições técnicas de uso e de manutenção da edificação visando orientar a manutenção e a qualidade predial total.

Laudos Técnicos e Inspeção Predial (LTIP)

Atividades Desenvolvidas

A Opusalis Engenharia atua no acom­panhamento técnico da edificação de modo a manter o imóvel em bom estado de conservação, em conformidade com a legis­lação municipal sem que haja descumprimento de suas dispo­sições, além de orientar os proprietários e promover a manu­tenção preventiva da edificação e de seus equipa­mentos com o intuito de qualificar o espaço habitado.

Objetivo da Opusalis Engenharia para com seus clientes:

  • Orientação adequada de como solucionar os problemas existentes;
  • Verificação de problemas despercebidos pelos usuários e gestores;
  • Busca pela conservação dos edifícios estabelecendo uma relação de parceria com os condomínios;

Legislação Municipal

Lei Complementar n° 806/2016 – Dispõe sobre a realização de inspeção predial em edificações no Muni­cípio de Porto Alegre. Intitula a obrigação de todas as edifi­cações de Porto Alegre com mais de 2 (dois) pavimentos a apre­sentarem o LTIP, tendo que ser reno­vado a cada 5 anos. Dispõe sobre a responsa­bilidades do proprie­tário ou síndico pela edificação.

Dispõe sobre as regras gerais e especí­ficas a serem obedecidas pelos pro­prietários na manutenção e conservação das edi­ficações, no que concerne o controle da manutenção preven­tiva e conservação das edificações.

Art. 7º Fica o infrator sujeito a multa de:

I – 2 (duas) Unidades Financeiras Municipais (UFMs) por metro quadrado da área total construída da edificação, pelo descumprimento do disposto no caput do art. 2º desta Lei Complementar;
II – 4 (quatro) UFMs por metro quadrado da área total construída da edificação, por informações falsas contidas no LTIP.

+Como é Realizado ?

A inspeção predial consiste numa atividade que possui norma e metodologia própria denominada “Check Up” a qual analisa os sistemas construtivos (estrutura, alvenaria, esquadrias, revestimentos, fachadas, impermeabilizações), as instalações (elétricas, hidráulicas, gás) e os equipamentos (elevadores, bombas, ar condicionado) da edificação e aponta o grau de risco para a geração de prioridades técnicas com orientações e recomendações.

A partir disso, o LTIP pode ser classificado em três diferentes tipos:

  • LTIP Inicial e Conclusivo: informa que não há recomendações e serviços a serem executados. Atesta que a edificação apresenta segurança e estabilidade estrutural
  • LTIP Inicial com Recomendações: atesta reparos ou serviços a serem executados para manutenção e recuperação do edifício, e dá providências a serem adotadas
  • LTIP Conclusivo: informa que as obras de execução para manutenção e recuperação da edificação indicadas no Laudo Inicial foram executadas, atestando a segurança e estabilidade estrutural

Laudo Técnico de Marquises e Fachadas

Como Funciona?

A estabilidade estrutural de sacadas, marquises e fachadas é avaliada a fim de que não haja comprometimento da segurança dos pedestres e usuários dos edifícios, que devem ser vistoriados por profissionais habilitados.

Atividades Desenvolvidas

A Opusalis Engenharia atua na elaboração desse Laudo, documento que deve ser renovado a cada 3 anos. Após a emissão do laudo inicial com recomendações a serem executadas em nome da segurança da estrutura, há um prazo de 60 dias para a execução das obras.

Multa

O proprietário que não apresentar ou estiver com o Laudo vencido junto a prefeitura, estará sujeito a multa no valor de R$2.002,75.

Legislação Municipal

Decreto n° 9425/1989 – regulamenta a aplicação das medidas de conservação de marquises estabelecidas na Lei n° 6323/1988 e dá outras providências. Intitula a obrigação de vistoria e de execução de um Laudo Técnico de Estabilidade Estrutural sob responsabilidade de profissional habilitado registrado no CREA, para os elementos construtivos como sacadas, marquises e fachadas de edifícios que se projetam sobre os logradouros públicos.

Laudos Técnicos para Reformas e Ampliações

Como Funciona?

Este serviço avalia o escopo da reforma pretendida e eventuais interferências nos sistemas do edifício, analisa a existência prévia de vícios ou anomalias que possam impedir a execução da reforma e aprova o Plano de Reforma.

Atividades Desenvolvidas

A Opusalis Engenharia atua na avaliação prévia de casas, apartamentos e edifícios para execução de eventuais reformas, sendo que a execução deve ser de responsabilidade de empresa especializada. Inicialmente, é realizada uma visita “in loco” para a análise dos sistemas construtivos, instalações e equipamentos, e a partir disso estuda-se a viabilidade técnica da reforma e o Laudo de Reforma é executado.

Laudos de Estabilidade Estrutural

Para se verificar a viabilidade ou não de uma reforma também é necessária uma análise estrutural da edificação, atestada pelo Laudo de Estabilidade Estrutural que analisa o estado de conservação da estrutura e prevê soluções técnicas adequadas em caso de alterações quanto ao projeto original.

Laudo Técnico de Vistoria de Vizinhança

Como Funciona?

Este serviço tem por finalidade constatar as características e condições físicas do local, terreno e imóveis vizinhos a futuro empreendimento de construção civil, mediante a verificação “in loco”, para possibilitar o registro descritivo e ilustrativo das mesmas a fim de evitar ou facilitar a apuração e solução de eventuais danos ou litígios decorrentes da obra.

Atividades desenvolvidas

Visita técnica de inspeção ao local(terreno da obra) e dos imóveis confrontantes, bem como a elaboração do relatório das circunstâncias verificadas. A indicação dos imóveis vizinhos a serem vistoriados é realizada pelo consultor de fundações da empresa construtora do empreendimento, de forma que seja alcançado o raio de influência das obras de fundações que depende dos tipos de solo e fundações da futura obra.

Laudo Técnico de Danos em imóveis

Como Funciona?

  • Este serviço tem por finalidade a caracterização e determinação das condições físicas e de manutenção de imóveis vizinhos a empreendimentos de construção civil, visando a descrição e o diagnóstico das patologias manifestadas nesse imóvel residencial e o nexo causal com a construção da obra lindeira.

Atividades desenvolvidas

  • A Opusalis Engenharia atua na vistoria do terreno da obra e dos imóveis confrontantes, mediante verificação “in loco” de modo que possibilite o registro descritivo das manifestações patológicas nos imóveis vizinhos, bem como a elaboração do relatório final.

SOLICITE O ORÇAMENTO AGORA MESMO

Preencha os campos abaixo:

Ao informar seus dados através desta página, você concorda que a empresa gestora do referido site, possa usá-los para o envio de ofertas de produtos e serviços de parceiros, comprometendo-se a resguardar e proteger sua privacidade.

logo-eng-opusalis

Soluções em engenharia para seu condomínio.